quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Portrait 6- Ricardo DeAratanha


Excepcionalmente, esse portrait será publicado também em inglês. Exceptionelly, this portrait will be publish in portuguese and english.

Ele é o cara que pega a bola antes do gol, mas já lá dentro, o pulo do golfinho, o assalto antes de acontecer mas já acontecendo. É como se Ricardo DeAratanha tivesse antenas capazes de prever o próximo movimento. Porque suas fotos são movimento puro, a cor nem tanto nem tampouco, o senso de composição falando tão alto quanto o assunto.
Ricardo enveredou pela reportagem fotográfica, essa espécie de repórter que tantas vezes é desvalorizada pela própria midia, nada ciente que uma imagem (boa) vale mil palavras. E que imagens! Os 3 Pulitzer ganhos durante os mais de 20 anos de trabalho com a equipe do Los Angeles Times podem dizer que ele é a exceção que quebra a regra.
Mas fora da reportagem, o mundo que Ricardo vê não é o mesmo que eu vejo ou o que você enxerga. É um mundo que busca a perfeição no imperfeito, a completude, forma e conteúdo andando (sempre!) de mãos dadas. Ou seja, fotógrafo sim, mas um contador de histórias, da história das pessoas e dos lugares por onde passa. Visto assim de fora, narrador de um mundo impossível, que se torna compreensível e terrivelmente belo nas suas fotos, justamente por isso. Um bálsamo nas nossas vidas. Grande Ricardo!




----------------------------------------------

Um comentário: