quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Portrait 4 - Maurício Albano


O cara tem um olho na luz e a alma na cor. Maurício Albano. Não tem como ficar inerte diante das fotos desse homem. Tudo que a gente vê na foto dele explode em vibração. Até mesmo a matança do carneiro vira uma sinfonia; quem é vegano tem vontade de comer carne vendo aquilo...
Foi o Maurício quem me apresentou a praia de Picos. Primeiro nas fotos, depois, indicando uma pequena pousada de uma amiga na praia, a mesma onde mantém uma casa, que à época, estava inabitável(agora já sei que tem até luz elétrica). Quando eu cheguei em Picos, entendi a luz do Maurício. Tava tudo lá.
Apaixonado pelas coisas do Ceará, faz do Estado sua obra. E da sua obra um estado de emoção, do retrato do menino ao debulhar do milho. Folhear o Visões, livro que fica na mesinha lateral de minha casa, é uma festa. Ele junta como ninguém as coisas da terra.
Não dá pra falar mais. Mas se o Ceará fosse uma pessoa, seria o Maurício. Saravá!

3 comentários:

  1. Grande Maurício!
    O homem da "Comida Ceará". Seu olhar peculiar a nossa cultura, encanta e enche o olhos de quem conhece seu trabalho. Ansiosa por ver o resultado de 6X Albano. Um bom, dois é ótimo, três é maravilho. E seis?! Ai, ai... Fantástico!

    ResponderExcluir
  2. E se nada mais tivesse feito, teria feito com a Selma o Ciro e a Marisol, cujos olhos são os mais líquidos que já vi!

    ResponderExcluir
  3. Grande Maurício! Voce é um dos meus ídolos e uma inspiração para todos nós!!! Força pra ti!!!

    ResponderExcluir