sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Portrait 5-Fernando de Aratanha


Ele é meticuloso, e não só na fotos. O passe-par-tout que envolve a fotografia do Fernando, é simplesmente perfeito!
Nem precisava, tamanha é a arte... porque uma foto do Fernando é a explosão de cor, a exuberância da natureza, a vibração em formato de um quadro que já nasce pronto. Ganhei uma num Natal, e logo foi parar numa parede nobre onde sempre chama atenção de quem passa. E olha que lá tem preciosidades nela, Joaquim Tenreiro, Scliar...
Fernando começou a fotografar com os irmãos, mas seguiu logo seu caminho. Autodidata, partiu pros EUA e levou a luz brasileira. Morou lá por uns 20 anos, onde montou seu próprio estudio na Califórnia. Fotografou para revistas de arquitetura, muita coisa para publicidade, e de vez em quando aparecia no Brasil com a encomenda de fazer as fotos de casa de gente famosa(as do clube de Clint Eastwood são deslumbrantes e olha que ele nem aparece). Numa dessas veio fotografar a casa do Roberto Marinho.
Depois uma outra vinda, pra SP, fazer o set das filmagens de Fernando Meireles para jornais americanos, com a linda Juliane Moore(vai lá na expo que você verá uma), e de repente conheceu uma cara metade, a fotógrafa Maura Carvalho. Não deu outra:casou-se e voltou pro país. Com a Maura e numa cidade como São Paulo, tem fotografado muitos eventos, do calhambeque do Roberto Carlos ao Mobi, Dj. O tempo que passou fora não deixou Fernando esquecer a alegria de ser brasileiro: o ordinário vira extraordinário debaixo dos seus olhos. Confira na exposição 6xAlbano.

4 comentários:

  1. Ah, e foi Fernando quem tratou as imagens de todos pra exposição! : )

    ResponderExcluir
  2. Já tive a honra de uma coleção minha
    "BAIXA COSTURA" fotografada por ele!

    ResponderExcluir
  3. essa baixacostura fica pr conta da alta modéstia sua, Marcinha...a coleção era linda e certamente o fotógrafo a valorizou como merece!

    ResponderExcluir
  4. Oi Jeanne!
    Tenho duas correções a fazer no meu perfil, aqui vão:
    - A casa que eu fotografei não é a do Roberto Marinho e sim a do Flávio de Carvalho, arquiteto e artista plástico.
    - O DJ que fotografei não é o MOBI (apesar que adoraria, sou super fã dele), mas sim o DJ inglês "FAT BOY SLIM", no evento NOKIA TRENDS que marcou a primeira visita dele ao Brasil. Um fato curioso é que esse evento foi o meu primeiro trabalho profissional desde a minha volta ao Brasil, e tambem meu primeiro traballho 100% digital.

    ResponderExcluir