segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Portrait 1- Zé Albano


Será um por dia. Vou falar um pouco de cada um dos fotógrafos da exposição, e vou começar por ordem de idade, pra ser democrática e usar algum critério. José Albano. Esse cara é uma legenda da fotografia. Eu ainda não conhecia o Mario (sim, pra quem não sabe, eu sou Aratanha, desde o ano passado), e já sabia da existência do Zé. Minha irmã era casada com um meio londrino meio cearense. E o José andava de moto o Brasil todo, visitando as comunidades alternativas. Uma vez vi uma matéria com ele, no Fantástico, ou um programa da tevê aberta, como aquele.
Quando conheci o Mario, ele me falava de um primo com quem tinha morado na Urca, com quem dividiu um laboratório, e que o inspirava na arrumação da casa que hoje moramos em Araras. Aí então conheci o Zé. Formado em Letras no Brasil e em Fotografia na Universidade de Syracuse, nos Estados Unidos, viajou muito pela América do Norte e Europa, realizando vários ensaios. Trabalhou também com fotojornalismo e publicidade. Seus retratos são festejados pela crítica e publicados em seu livro de 40 anos de fotografia autoral(2009).
Temos um clipe do lançamento do outro livro, o Manuel do Viajante Solitário, em http://vimeo.com/14654852 feito pela Cineviola, bem informal.
O José era um ciber resistente no aspecto da fotografia digital, e 6x Albano é a primeira oportunidade dele mostrar como é bom também nessa, além da foto analógica. Ele decidiu apresentar aqui somente a produção mais recente, feita para o projeto Comida Ceará.

3 comentários:

  1. Complemento: essa foto do Zé foi feita pelo Nelson Bezerra.

    ResponderExcluir
  2. Os mais idosos serão os primeiros, já dizia Matusalem!!! Grato à Jeanne pelas palavras gentis! Quero apenas qualificar o termo "cyber resistente" usado no final do texto: Minha resistência se referia somente à fotografia digital. Quanto aos computadores e à internet, sou um entusiasta e usuário competente desde meados dos anos 90 quando me iniciei no mundo digital com um PC IBM 386, operando o modesto Windows 3.1 com acesso à Internet via modem da Trellis e a frustrante "banda estreita" oferecida pela conexão discada... Já a fotografia digital, só assumi, à força, em 2008!

    ResponderExcluir
  3. José,
    perdoe-me pelo cyber resistente, não resisti... mas você tem razão, foi usuário de primeira hora e que me ensinou a ouvir rádio pela internet! Eu fui usuária da internet em 95, ainda nos tempos do BBS - Boletim Board System, do antigo IBASE... e sou MApple desde 88 (tá bem, você é Apple dos tempos da gravadora dos Beatles). Vou corrigir o termo! beijos!

    ResponderExcluir