terça-feira, 6 de setembro de 2011
A foto do Barão e outras curiosidades
Olha que legal! Eu sempre quis saber sobre o nosso barão. Barão de Munchausen, Barão de Itararé, todos os barões que eu conheço tem histórias pra contar. Pois agora o Maurício Albano mandou, de presente pro blog, não só a foto do B. de Aratanha, como também historietas. Lá vai, by Mauricio:
"Sem ele, teríamos Albanos x nada. Desde pequeno, convivo com os enormes quadros do Barão e Baronesa na parede da casa de mamãe. Hoje estes quadros habitam na casa do Zé Roberto Albano, porém tinha um outro que morava na santa casa em Fortaleza e está na parede do sobrinho Pedro George, onde fui ontem retratá-lo para fazer uma homenagem a este senhor boa gente. A vida é tão doida que meu filho Ciro acampou várias vezes na serra da Aratanha, a 25 Km de Fortaleza, numa loca de pedra, para curtir os pássaros. O barão se foi e não ficou um palmo de terra nesta linda serra onde ele tinha um sítio e subia num comboio de jumentos. Ainda bem que herdamos alguma cultura. Pra completar, em 1985 um boing tri jato bateu na serra matando 230 pessoas". ´
É, Mauricio, mas mesmo esse triste final de seu post não tira a beleza da serra de Aratanha, não é? Obrigada!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Vai ter excursão pra serra de Aratanha? Eu sei Jeanne, é programa de índio!
ResponderExcluirMas adoraria ir lá.
Também adoraria ir rss. Sucesso!
ResponderExcluirNão Luth, é programa nota dez! E pro Ciro Albano, que fez a tese dele de final de curso e mapeou os pássaros da região, tudo lá. Tem um bocado de fotos dele na expo que foram feitas na Serra familiar..Aí Jaque, vamos nessa? Mas só depois de inaugurar, porque até lá, as atenções serão todas pra expo.
ResponderExcluirTambem quero ir na Serra do Aratanha, passando por Pacatuba.
ResponderExcluirSegundo o livro de Manoel Albano Amora, "Pacatuba, Goegrafia Sentimental", a Serra de Aratanha foi comprada em 1800 por Albano da Costa dos Anjos (casado com Josefa Rodrigues da Silva), que enriqueceram plantando algodao. Mais tarde o filho Domingao comecou a plantar cafe, e o filho Jose Antonio da Costa e Silva funda Pacatuba. Uma filha Maria Angelica da Costa e Silva se casa com Manoel Francisco da Silva, e serah a mae do futuro Barao de Aratanha.
Podia falar com o Ze Roberto Albano (Rio de Janeiro) para tirar fotos desses quadros enormes do Barao e Baronesa, para colocar no blog!
ResponderExcluirAlias, dois grandes quadros de Florentina, irma da Baronesa Liberalina, estao com Neide , viuva de Romulo Theophilo (Fortaleza). Seria interessante ter as fotos desses quadros no blog.
Estou pedindo o Ciro pra organizar essa saída. Aliás, vi fotos lindíssimas de Pacatubam que entraram inclusive na expo.
ResponderExcluirNão tenho o contato do Zé Roberto, vc tem, Marta?
Puxa, também quero ir! :-(
ResponderExcluirVenha Lilia, venha! Aproveita que as passagens estnao em baixa! Tá o maior barato aqui!
ResponderExcluir