segunda-feira, 26 de setembro de 2011

O Vernissage!!




E o encontro aconteceu, de várias maneiras. Em primeira mão procês, os 6 Albanos juntos(em foto de Rachel Prado)! Sonhei muito com esse momento, dei pulinhos de alegria quando juntamos todos na abertura oficial da exposição, já que o Ciro chegou na madrugada.
A festa foi linda; 200 pessoas passaram por lá, entre elas, a família Albano em peso, que atendeu à convocação e deu o maior suporte para que a festa fosse não só completa no dia, mas durante uma semana. Foi almoço com forno solar no Zé, moussaka do Joaquim, encontro no restaurante do João, filho da Tia Divaneide, e pequenos encontrinhos, reunindo parte aqui, outra acolá.
O coquetel teve o toque local: cajuína, mix de castanhas, e um tapioqueiro fazendo os quitutes na horita. Os salgados e o whisky complementaram o coquetel organizado pelo Thomas Bisinger (obrigado, Thomas). Eugenio Leandro e Nonato Luiz compareceram ao vivo, pois já estão na trilha da expo. Nosso obrigado à equipe dos Correios que colocou tudo de pé conosco.
E agora, acabou tudo? Acho que não. Os laços ficaram mais fortes, a expo está lá para ser vista e revista, e quem sabe, viajar pelo Brasil afora, como fazem os Albanos...

sábado, 24 de setembro de 2011

english: portrait Ricardo DeAratanha

This is the guy that catches the ball before the goal, a dolphin in mid-air, the moment right before you know something is about to happen. It's like Ricardo DeAratanha has the ability to foresee the next step. His pictures are pure movement, a clic on the perfect moment, the right balance of color, the composition that speaks louder then the subject itself.
He went towards photojournalism, you know, that type of reporter that is often underestimated by the printed media, who seems to forget that a (good) picture is worth a thousand words. The 3 Pulitzers prizes he won as part of the Los Angeles Times team are here to prove that he is the exception to that rule.
The world that Ricardo sees, outside of the world of journalism, is not the same you and I perceive. It's a world thats looks for perfection in imperfection. Ricardo is a storyteller first, then a photographer. A narrator of an impossible world that makes it relatable and beautiful in his pictures. He is a blessing in our lives. He's the man!

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Sexta, não teremos a expo. Sábado todo mundo lá!

Alguns ajustes da parte elétrica do Espaço Cultural Correios se fizeram necessários no dia de hoje, quando abrimos a expo, que funcionou lindamente!
Optei então por fechar o dia de amanhã, e reabrir no sábado, dia da abertura oficial. Todo mundo lá a partir das 17h, fazer parte da festa!

Portrait 6- Ricardo DeAratanha


Excepcionalmente, esse portrait será publicado também em inglês. Exceptionelly, this portrait will be publish in portuguese and english.

Ele é o cara que pega a bola antes do gol, mas já lá dentro, o pulo do golfinho, o assalto antes de acontecer mas já acontecendo. É como se Ricardo DeAratanha tivesse antenas capazes de prever o próximo movimento. Porque suas fotos são movimento puro, a cor nem tanto nem tampouco, o senso de composição falando tão alto quanto o assunto.
Ricardo enveredou pela reportagem fotográfica, essa espécie de repórter que tantas vezes é desvalorizada pela própria midia, nada ciente que uma imagem (boa) vale mil palavras. E que imagens! Os 3 Pulitzer ganhos durante os mais de 20 anos de trabalho com a equipe do Los Angeles Times podem dizer que ele é a exceção que quebra a regra.
Mas fora da reportagem, o mundo que Ricardo vê não é o mesmo que eu vejo ou o que você enxerga. É um mundo que busca a perfeição no imperfeito, a completude, forma e conteúdo andando (sempre!) de mãos dadas. Ou seja, fotógrafo sim, mas um contador de histórias, da história das pessoas e dos lugares por onde passa. Visto assim de fora, narrador de um mundo impossível, que se torna compreensível e terrivelmente belo nas suas fotos, justamente por isso. Um bálsamo nas nossas vidas. Grande Ricardo!




----------------------------------------------

É hoje! Chegou o dia!



Meses pensando e preparando, e um dia chega! A festa é só no sábado mas para mim hoje é o dia, pois a expo abre para o público, e logo de 8h às 17h!. Cá estou eu, atualizando vocês as seis e meia da manhã, antes de sair, ansiedade total. Ontem foi feito o teste final(a foto tem o Dino e o Mario, nossos superhiperultra criativos em frente às projeções.
Ontem acordamos com a capa do Jornal O Povo. Todo mundo feliz. Agora, é treinar as monitoras; ver o funcionamento o dia inteiro e a recepção do público.E aguardar o catálogo... são tantas emoções...

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Nova data do programa do Barão

Amigos,

o programa do barão na Tv O Povo mudou de data. Será na sexta feira, dia 23, às 22h30.
Desculpem-me o aviso em cima da hora, mas tv é assim mesmo, muda de acordo com os acontecimentos.
E, a princípio, comprem amanhã, quarta, o Jornal O Povo. Matéria da expo bem destacada!

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

O programa do Barão nessa terça! Não perca!

Vai dar mais audiência do que o jogo que quase colocou o Fortaleza na quarta divisão! O programa sobre o Barão vai ao ar nessa terça, na TV O Povo, as dez e meia da noite.
Tem Maurício, tem Glória, barão e baronesa. Imperdível!

De manhã, eu, Mario e José faremos ao vivo o programa Matina, as 8h, na TV União. Hora de acordar só os galos, portanto, vcs estão perdoados se não assistirem!

diário de uma exposição - 6, Montando a bichinha


Dois dias dentro de uma sala, em meio a fios, dando entrevistas, olhando provas gráficas(esse da foto é o Junior, especialista em cor, da Expressão Gráfica), vedando frestas, lidando com a turma que trabalha junto... não é fácil. Mas depois de pronto, cada tijolinho colocado vai deixando a gente satisfeita.
Hoje tive a Luth na preciosa ajuda com os vedamentos de luz. O nosso Dino, que é consultor da parte técnica, passou fios, fez furos, mandou ver. Mario criou engenhocas para a sustentação dos projetores.
Sim, e de noite, os Albanos que aqui já estão estão todos na farra, mas nós, ó céus, estamos perdendo parte da festa... tudo pra expo ficar mais bonita. Será que vocês vão gostar? Marta, que inveja da ida à Pacatuba e a Rhus and Urb! Mande, fotos pro nosso blog e escrevam seus comentários que a gente publica!
Pedimos a todos que nos ajudem com os convites,pois os correios estão em greve e não pudemos postar nada.Quem quiser pode pegar conosco.E tá chegando a hora! Pra quem não sabe, o primeiro grande encontro de todos os Albanos será na casa de José, na sexta, um brunch. Traga seu farnel e vamos lanchar juntos! Sábdo repeteco no vernissage, às 17h.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Portrait 5-Fernando de Aratanha


Ele é meticuloso, e não só na fotos. O passe-par-tout que envolve a fotografia do Fernando, é simplesmente perfeito!
Nem precisava, tamanha é a arte... porque uma foto do Fernando é a explosão de cor, a exuberância da natureza, a vibração em formato de um quadro que já nasce pronto. Ganhei uma num Natal, e logo foi parar numa parede nobre onde sempre chama atenção de quem passa. E olha que lá tem preciosidades nela, Joaquim Tenreiro, Scliar...
Fernando começou a fotografar com os irmãos, mas seguiu logo seu caminho. Autodidata, partiu pros EUA e levou a luz brasileira. Morou lá por uns 20 anos, onde montou seu próprio estudio na Califórnia. Fotografou para revistas de arquitetura, muita coisa para publicidade, e de vez em quando aparecia no Brasil com a encomenda de fazer as fotos de casa de gente famosa(as do clube de Clint Eastwood são deslumbrantes e olha que ele nem aparece). Numa dessas veio fotografar a casa do Roberto Marinho.
Depois uma outra vinda, pra SP, fazer o set das filmagens de Fernando Meireles para jornais americanos, com a linda Juliane Moore(vai lá na expo que você verá uma), e de repente conheceu uma cara metade, a fotógrafa Maura Carvalho. Não deu outra:casou-se e voltou pro país. Com a Maura e numa cidade como São Paulo, tem fotografado muitos eventos, do calhambeque do Roberto Carlos ao Mobi, Dj. O tempo que passou fora não deixou Fernando esquecer a alegria de ser brasileiro: o ordinário vira extraordinário debaixo dos seus olhos. Confira na exposição 6xAlbano.

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Diário de uma exposição - 5, a gráfica e as camisetas


Chegamos no meio da madrugada, assim o dia só começou pra mim às onze. Fui à feira, comprei caju e depois comi peixe - sensacional, a gente compra recém-pescado no mercado dos peixes, em frente ao apartamento onde estamos no Mucuripe e vai pra barraca do lado fritar.
Segui pra gráfica. Essa parte é sempre boa, ver o que foi criado, pensado, já pronto.
Liberados os convites, amanhã cedinho ver nova prova do catálogo de 60 páginas.
As camisetas chegaram conosco, são lindas! 6 modelos, uma foto de cada fotógrafo.
Aqui a prévia da camiseta, pra turma ficar babando. Essa é a da foto do Maurício...o modelo é o Mario.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Revoada de Albanos para Fortaleza

A revoada começou e não é a dos pássaros do Ciro...a par do grande público que certamente 6xAlbano terá, um grande número de familiares atendeu à convocação e se reúne em Fortaleza pela ocasião.
Cá estou eu, postando no blog pelo aeroporto do Galeão , rumo à cidade... recebo por skype a mensagem de Luth, que sai de Miami e chega amanhã. Também amanhå chega a Maria Angelica do Rio. Mario vem comigo e mais 110 kg de exposição embarcadas! Haja tecnologia!
No dia 16, é ave de Emilia Albano, com suas 2 lindas meninas e Regina, avó coruja, vindas de SP...
E no dia 17Martha , filha de Maria Angélica, vem conhecer Fortaleza. Faz par com Luth, que ainda nãopôs os pés nessa terra querida...
Dias 18 ou 19 deve chegar a Teresona, e Aninha, ambas do Rio. Dia 20 Ricardo deAratanha com sua Rachel , de Los Angeles.
Depois, em 21Fernando de Aratanha, Maura, e Silvinha e Marcinha, todos de SP.
Dia 23 a outra Emilia, filha do Mario. E também Anamaria, irmã dos Aratanhas.
Como? Vc é Albano e não se juntou a nós?
Venha correndo!

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Barão e expo são tema de programa na tevê


A Movimente-se, nossa assessoria de comunicação, cravou um tento e tanto: colocou Maurício Albano na esquina com a Rua Barão de Aratanha pra gravar o Programa Studio Viva - Tv O Povo, filiada à Tv Cultura. Nossa querida Glória, esposa de Joaquim, especialista nos assuntos da família, também foi entrevistada, colaborando para que a matéria fosse completa. A equipe visitou o Colégio Imaculada Conceição e outros lugares onde o Barão e a Baronesa tiveram grande influência.
O programa vai ao ar no Canal 49 - TV POVO. A gente avisa no dia!
Quem estiver fora do Ceará também poderá assistir: assim que for ao ar, a Movimente-se coloca o link no You Tube.
Na foto, retrato do baronesa quando jovem(mais uma contribuição de Mauricio Albano)

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Diário de uma expo 4- Tudo funcionando!

Vocês não podem imaginar a alegria que é quando - em meio a 6 projetores, um sem número de cabos, 8 controles remoto, softwares moderníssimos que você nunca usou - as luzes se acendem e tudo funciona!
Cheguei em casa e da porta envidraçada vi asquelas três projeções simultâneas, lindas as fotos dos Albanos passenado pelos objetos da casa, em movimento, o Mario olhando...
Foi emocionante!

Agora é empacotar tudo pra viagem. Deve dar uns 80 kg, tudo junto, haja! Partimos na quarta-feira, já amanhecendo no solde quinta de Fortaleza(sim, hoje está 15 graus aqui na Serra de Araras).

Mas antes vou ao Rio, compro mais uns cabinhos, e mando rodar as camisetas, igualmente lindas! cada fotógrafo escolheu a sua foto para o transfer. Vai ser difícil escolher uma só...

domingo, 11 de setembro de 2011

Com vocês, a Baronesa!



A moça aí de cima(retrato fotografado pelo Maurício) é a Baronesa de Aratanha. Mulher , portanto, de José Francisco da Silva Albano, o Barão. E sabem do que mais? tem mais casamentos entre primos, dessa vez legítimos, na família! A mãe do barão tinha um irmão, que ao se casar teve uma filha... quem era? Dona Liberalina, a baronesa! Era bem comum o casamento entre primos nessa época...
Liberalina Angélica da Silva Albano, nascida em 1838 e morta em 1900, gerou esses Albanos todos pra gente. Obrigada, Dona Liberalina!
A história me chegou por intermédio do Joaquim, irmão de Maurício e José e portanto, bisneto do Barão. Tá certo, meninos, temos que dar crédito às mulheres!!!

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Portrait 4 - Maurício Albano


O cara tem um olho na luz e a alma na cor. Maurício Albano. Não tem como ficar inerte diante das fotos desse homem. Tudo que a gente vê na foto dele explode em vibração. Até mesmo a matança do carneiro vira uma sinfonia; quem é vegano tem vontade de comer carne vendo aquilo...
Foi o Maurício quem me apresentou a praia de Picos. Primeiro nas fotos, depois, indicando uma pequena pousada de uma amiga na praia, a mesma onde mantém uma casa, que à época, estava inabitável(agora já sei que tem até luz elétrica). Quando eu cheguei em Picos, entendi a luz do Maurício. Tava tudo lá.
Apaixonado pelas coisas do Ceará, faz do Estado sua obra. E da sua obra um estado de emoção, do retrato do menino ao debulhar do milho. Folhear o Visões, livro que fica na mesinha lateral de minha casa, é uma festa. Ele junta como ninguém as coisas da terra.
Não dá pra falar mais. Mas se o Ceará fosse uma pessoa, seria o Maurício. Saravá!

Diário de uma exposição - 3

Passei o dia de hoje, 8 de setembro, em testes tecnológicos. Explico: Thomas de Aratanha chegou dos EUA trazendo a parafernália: triple head, cabos e cabos, conexões e softwares. Veio almoçar conosco e fizemos projeções nas paredes da produtora. Ah, e fiz o almoço: salmão com erva doce e torradinhas, pasta com shitakes e cebola roxa, beringelas de entrada, hum, estava bom...
Mario e Thomas montaram e desmontaram, e o dia foi tão cheio que esqueci de fazer a foto pro blog! Fiz também o pente fino nas sequências das três projeções que serão exibidas. Como é difícil chegar naquele ponto em que temos de dizer: corta essa! Tudo é bom, dá uma pena tirar fotos...E vê-las em quase 3 m de base foi bom demais, ganham muito!
Hoje também foi dia de por material na gráfica, e fechar cardápio do vernissage... mas isso já e outra história que conto depois...

terça-feira, 6 de setembro de 2011

A foto do Barão e outras curiosidades


Olha que legal! Eu sempre quis saber sobre o nosso barão. Barão de Munchausen, Barão de Itararé, todos os barões que eu conheço tem histórias pra contar. Pois agora o Maurício Albano mandou, de presente pro blog, não só a foto do B. de Aratanha, como também historietas. Lá vai, by Mauricio:

"Sem ele, teríamos Albanos x nada. Desde pequeno, convivo com os enormes quadros do Barão e Baronesa na parede da casa de mamãe. Hoje estes quadros habitam na casa do Zé Roberto Albano, porém tinha um outro que morava na santa casa em Fortaleza e está na parede do sobrinho Pedro George, onde fui ontem retratá-lo para fazer uma homenagem a este senhor boa gente. A vida é tão doida que meu filho Ciro acampou várias vezes na serra da Aratanha, a 25 Km de Fortaleza, numa loca de pedra, para curtir os pássaros. O barão se foi e não ficou um palmo de terra nesta linda serra onde ele tinha um sítio e subia num comboio de jumentos. Ainda bem que herdamos alguma cultura. Pra completar, em 1985 um boing tri jato bateu na serra matando 230 pessoas". ´

É, Mauricio, mas mesmo esse triste final de seu post não tira a beleza da serra de Aratanha, não é? Obrigada!

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

"Albanners", de Ju Bessler




Não resisti ao trocadilho e apelidei de "Albanners" os banners criados por Julia Bessler. Aliás, toda a parte visual da expo- catálogo, banner, blog, convite- foi desenvolvida por essa artista do Rio de Janeiro. E tá muito bonito, como bem disse o Fernando de Aratanha!
Hoje designer senior da marca fashion Cantão, Ju Bessler é especialista em branding. Trabalhou os últimos dois anos no eixo Rio-NY, numa empresa multi. Como freelancer, criou entre muitos outros projetos a marca da Cineviola, nossa produtora.

Movimente-se é contratada para a assessoria de comunicação


A equipe da Movimente-se (leia-se Cynthia Fortuna, Jaque Amorim, Tamires Sales e Cleigiane Borges) é a mais nova a integrar o time nota dez que está criando a exposição 6x Albano.
As meninas batem um bolão; foram assessoras do projeto Massafeira e de dezenas de outros, sendo especialistas nas midias sociais.

Movimente-se vai alimentar os jornalistas e também fazer a comunicação via twitter/facebok. Bem vindas!

domingo, 4 de setembro de 2011

Som de Nonato Luiz e Eugenio Leandro na expo

A notícia nos deixou pra lá de contentes: Eugênio Leandro e Nonato Luiz atenderam nosso pedido e gentilmente cederam suas músicas para compor a ambientação sonora da expo 6x Abano. Os dois grandes compositores trabalharam conosco na Kuarup, do Mario, e nos deram essa honra. Obrigada, amigos!

sábado, 3 de setembro de 2011

80 anos prédio dos Correios


De José Albano especialmente por blog:

"Passando no centro com a minha câmera, resolvi fazer essa foto para
o nosso blog. A intenção é mostrar aos visitantes de fora como é o
lugar onde vai acontecer a nossa exposição.

O prédio é um bom exemplo de "Art Déco", construído em 1932, pelo
engenheiro Humberto Menescal e o arquiteto Santos Maia.
Sendo um dos prédios tradicionais do centro de Fortaleza, (terá 80
anos em 2012), será, no futuro, inteiramente dedicado ao Centro
Cultural dos Correios, a exemplo do que aconteceu com o prédio central
dos Correios em Recife".

Obrigada, Zé. O Espaço Cultural Correios vai ampliar, e muito, para a sorte dos cearenses. Fica aqui para vocês verem. Os Correios marcaram com seus prédios modernistas/déco a arquitetura do país. Muitas agências que funcionam até hoje foram construídas inspiradas na onda de modernidade que varreu o país, mesmo em cidades pequeninas.

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Hoje é dia do repórter fotográfico


Acabo de descobrir por intermédio do amigo fotógrafo Berg Silva que hoje, dia 2, é o Dia do repórter fotográfico(pelo menos no Brasil).
Então, nossa homenagem fica pra Ricardo DeAratanha, 22 anos de Los Angeles Times, premiado Albano que estará conosco na exposição. O Ricardo é a tradução perfeita dessa profissão que, como ele mesmo diz, tantas vezes é colocada em segundo plano pela midia.
Na foto desse post, que eu adoro, Tiger Woods dá uma de suas tacadas certeiras.
Assim como Ricardo, autor da bela foto, que sempre faz um hole-in-one!

Diário de uma exposição- dia 2 de set


(Na foto do post de hoje vocês vêem uma das aves do Ciro)

Quem trabalha com produção sabe como é. Todo dia tem dez mil-e-uma coisas a fazer. Na expo 6x Albano, o dia de ontem foi ótimo. A internet não ajudou aqui na Serra(aliás, quem se habilita a dormir a 9 graus? o frio continua...) Então, aceleramos outros tópicos:

- o Narciso, diretor do Espaço Cultural Correios (aprendi, viu? Narciso) me deu ok para cadeiras bem confortáveis que ele está cedendo. Agora podemos contemplar a expo sentadinhos, delícia, obrigada, Narciso!

- o Thomas Bisinger está elaborando um cardápio "ORGANICO&FRESCO&danadebão-como-se-diz-lá-em-minas" pro vernissage;

- a Julia Bessler tá fazendo a revisão ds peças gráficas na parte visual;

- A Mariana, da comunicação dos Correios em Brasília deu toques preciosos na revisão dessas peças;

- Eu fechei a seleção da individual do Ciro(como vocês sabem, ao final das projeções onde os Albanos estão misturados uns aos outros, teremos projetores com a obra individual de cada fotógrafo);

- A Julia Limaverde, braço direito e esquerdo da produção, está correndo de um lado pra outro com os detalhes técnicos da expo aí em Fortaleza.

Hoje caminhamos mais um pouco e cuidei da individual do Mauricio.

Portrait 3- Mario de Aratanha


*ps: esse portrait vem carregado de significados e já começa com um ps*. Pra quem não sabe, sou casada com o retratado e portanto é impossível fazer um retrato imparcial. Peço desculpas por isso.

Mario de Aratanha
. Depois do Barão, ele é o segundo responsável pela exposição 6x Albano. Explico: havia umas atitudes na nossa convivência(lá se vão 21 anos) que me deixavam com a pulga atrás da orelha. Eu costumava chamar de "aratanhices" mas com o tempo, descobri que são "albanices". Fui atrás das origens. E encontrei muito mais. Entre os Albanos, muitos são fotógrafos, arquitetos, designers, gente que atua na moda. Uma maneira meio Caymmi de olhar a vida, uma alegria de viver. Isso é o Mario, uma pessoa que vive no estado da arte. Portanto, em outro mundo. O Mario começou cedo com a fotografia, com Dom Irineu, um padre do Colégio São Bento do Rio, onde ele estudou. Depois, teve a convivência com o José Albano, o laboratório dentro de casa, a ajuda e primeiro passos aos irmãos na fotografia. Foi do grupo da Urca, que reunia grandes gravuristas, como Teresa Miranda, Marilia Rodrigues. Fez seu primeiros experimentos com fotos ali, onde a foto era uma base para outra criação. Expôs no Salão Nacional de Artes Plásticas. Como era um homem das artes, saiu pela tangente e foi fazer jornalismo. Arte no jornalismo. Foi fundador e editor da histórica revista Malasartes, com Waltercio Caldas, Carlos Vergara, Rubens Gerchman. Foi da Associated Press. Viajou pelos EUA por quase um ano, escrevendo e fotografando matérias que publicava no Jornal do Brasil, onde era coordenador de cultura. Expôs suas fotos ao lado de gente como Evandro Teixeira, Hugo Denizarte, Octales Gonzales, Rubens Barbosa... Até que desceu o São Francisco na também histórica Barca da Cultura, e foi mordido pela cultura brasileira. Largou o jornalismo, trabalhou com o que gosta: produtor no Balé Stagium e tantos outros da dança, produzindo música para artistas internacionais(Piazzolla, Gismonti, paixões explícitas). Dali, criou sua própria gravadora, a Kuarup, e fez história de novo. Ficou na arte da música por 32 anos. Gravou de Villa-Lobos até os legítimos caipiras, gentes e música do Brasil profundo. Ganhou dois Grammys. A crise do disco fez Mario abrir novamente seus olhos para a imagem. Fundou a Cineviola, onde produz e dirige vídeos - a imagem em movimento - a serviço da música(já são 25 em cinco anos). O que quero dizer é que, quando você vê uma foto/vídeo do Mario, você enxerga tudo isso. Eu enxergo. A partir do dia 22 de setembro, tentem ver também e me digam se não estou certa!