quarta-feira, 31 de agosto de 2011
Barão de Aratanha, o responsável genético
Essa árvore que vocês estão vendo aqui no blog foi feita pelo Mario de Aratanha, tetraneto do Barão e um dos 6 Albanos da mostra. E o que tem a ver um Aratanha com Albano? Tudo, como vocês podem conferir. O Barão é onde tudo começou. Muito católico, ganhou o título de nobreza em 1884, cujo nome foi tirado da Serra de Aratanha (que significa bico-de-pássaro, TÁ VENDO, CIRO?) Era comum dar nome de acidente geográfico a um título. O Barão, além de deixar fotógrafos de herança, deixou outra preciosidade: um filho adotivo ou sobrinho- não sei bem- que inventou a cajuína (li isso num desses sites de pesquisadores...)
O Barão foi comerciante; teve dois filhos, José e João. João teve 6 e José achou que tinha que ter mais que o irmão e teve 14. Dos seis filhos de João (acho que vou fazer um filme, 6 filhos de João, 6 vezes Albano, tá ficando cabalístico) um deles, o Joaquim, é pai de Mauricio e José, nossos queridos fotógrafos, que então são bisnetos do barão. Dos 14 do José, um deles era o Pedro, que resolveu aplicar o Aratanha no nome dos filhos. Pedro também teve outro Pedro, Pedro Samuel Albano de Aratanha. Que deu origem a Mario, Ricardo e Fernando (Albano de Aratanha), tetranetos do barão. A coisa complica um pouco se olharmos a árvore e vermos que o filho do filho de José casou-se com a filha do filho de João. Peraí, quer dizer que os Albano de Aratanha são Albano Albano de Aratanha? Duas vezes Albano? Então essa exposição tinha que se chamar 9 x Albano!
Quem quiser saber mais, há um site da familia, mantido pela Lilia e Nora. O endereço é: myheritage.com.br
Ou então conversa com a Gloria, casada com o Joaquim, filho do Joaquim filho de João. É demais para mim. Chega...
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Adoooooro árvore genealógica!!
ResponderExcluirEntão, Emilia, a árvore saiu aqui pequenina, mas dá pra clicar em cima e ver maior. Eu fiquei anos tentando entender essa confusão de familia!!
ResponderExcluirEsclarecimento do Ciro Albano:só pra "complicar" mais, a Serra da Aratanha foi um dos locais onde fiz meu trabalho de Monografia, rssrrsr... Segue a publicação científica sobre essa pesquisa:
ResponderExcluirhttp://www.ararajuba.org.br/sbo/ararajuba/artigos/Volume162/ara162art5.pdf
Ah; e sobre o nome Aratanha; também existe a versão que esse nome era dado a uma espécie de camarão grande de água doce que ocorria naquela serra (hoje provavelmente está extinto!!); o bicho tinha uma pata grande (como as das lagostas americanas); e por fim a pata tem forma de bico de arara (o significado de aratanha seria: forma de bico de arara...).
Thanks, Ciro!
putz!que comedia! procurando sobre meus ancestrais acabei chegando aqui! po incrivel essa arvore! parabens mesmo! Tambem descobri que esse negocio de parentes se casando ja seria de tempos atras! Meus pais tambem são primos!hehehe! vai entende!!!
ResponderExcluirvlw!!!
Murillo, seja bem vindo! você vem de que ramo dos Albanos? Já se identificou aí na árvore?
ResponderExcluirPelo o pouco que eu sei minha veiculação talvez seria com Ciro Albano pelo fato de o unico a manter o mesmo sobrenome que eu. Tentei pesquisar com meus pais, mais eles sabem ate o meu bisavô José Raimundo Albano.
ResponderExcluirJeanne, simplesmente 'amei' a árvore!!! Pena que ainda não consegui descobrir muito de meus parentes, sei apenas que meu trisavô (Antonio Albano + Candida) tiveram 8 filhos - Eliza Albano (minha bisavó) - Joaquim Albano - Ana Angélica - Firmino - Paulina - Claudina - Rosa e Antonio. Quanto a minha bisavó Eliza só sei da existência de 2 filhos: José Albano Rodrigues (meu avô) e Lázaro. Meu avô, por sua vez, teve 11 filhos que são: Iracema Albano, Iraci Albano, Maria Albano (que hj é Fernandes), Adelina Albano, Pedro Albano, José Albano, Nelso Albano, Celso Albano, Eliza Albano e Rozalina Albano (minha mãe).
ResponderExcluirGostaria muito de descobrir mais sobre a família "Albano", ficaria grata se puderem me ajudar.
Esqueci de acrescentar um fato que ocorreu com meus avós, pode-se dizer que é um tanto complicado! (rsrs). Bem, foi o seguinte, meu avô Pedro (pai de meu pai) falecera e minha avó Josefina Aiolfe (mãe de minha mãe) tb faleceu, então o Pai de minha mãe (José Albano Rodrigues) casou-se com a mãe de meu pai (Matilde). Confuso, não??!!! rsrs
ResponderExcluirElô,
ResponderExcluirbem vinda aqui no blog! Olha só, a especialista em árvore genealógica da familia Albano é a Gloria ALbano. Eu apenas fiz a árvore dos que estavam ligos à nossa exposição, 6xAlbano. Posso fazer a ponte entre você e a Gloria, que mora em Fortaleza, até pra ver se é um outro ramo dos Albano, que me parece ser um nome português bastante comum. Se vc quiser, me manda teu e mail e ficarei feliz em fazer a ponte, ok? abração!
Oi Jeanne, obrigada. O meu e-mail é: elosangelabb@gmail.com.
ResponderExcluirOi sou casada com um Albano e ele não sabe muito da família dele, e ele tem curiosidade
ResponderExcluir